Veja algumas regras básicas para se obter uma boa redação no ENEM. Sabemos que uma boa pontuação na redação irá aumentar suas chances de ingressar numa boa faculdade. Por vezes esse foi um dos principais fatores que levaram muitas pessoas a alcançarem uma vaga tanto no ProUni quanto no SISU.

Primeira regra

Procure usar palavras corriqueiras e não escreva as que o sentido fiquem em evidência. Mantenha sempre a mesma linha de raciocínio. Não explique demais sobre o assunto para não perder o foco do tema. Seja direto com frases não muito longas. Lembre-se sua redação precisa ter inicio, meio e fim.

Segunda regra

Seja claro e não deixe em todos os sentidos. É muito importante que suas palavras sejam entendidas, ou seja, tudo precisará fazer sentido.  Conduzir de forma harmônica seu raciocínio sobre o tema fará com que o leitor se aprofunde e no final entenda o texto como um todo. Desenvolva sua redação mas sem perder o foco do tema.

Terceira regra

A colocação das palavras precisam ter sentido entre si. Não procure estender demais seu raciocínio. Seja lógico, mas também não se esqueça de ter simplicidade nas palavras. Se atenha ao tema da redação e ao que ela remete. Não fuja jamais da sua objetividade.

Quarta regra

Monte os trechos das frases na sua mente antes de começar a escrever. Repita a frase algumas e veja se as palavras fazem sentido. Não se esqueça das regras básicas para uma boa redação; introdução, desenvolvimento e conclusão. Não esquecendo essas regras básicas somadas ao seu conhecimento sobre o tema, com certeza no final haverá um grande êxito.

Quinta regra

A estética da redação também é muito importante. Então lembre-se da margem e dos parágrafos quando são necessários. Na dissertação erros comuns acontecem ao se misturar várias idéias. Não deixe que no final suas palavras pareçam confusas. Como foi dito acima, repita as frases na sua mente e veja como elas soam.

Sexta regra

Escolha uma frase que será a base pra sua redação. Não descreva algo que desconheça. Não coloque acentos ou hífen em palavras em que você não tenha certeza absoluta. Procure outra palavra que tenha o mesmo sentido e que não fuja da sequência.  Se precisar refazer a frase faça-a novamente. Concentre-se e procure as palavras certas. Se por acaso perceber que esta saindo do raciocínio, volte na frase base e procure se focar outra vez no sentido da sua redação.

Sétima regra

Nunca escreva gírias, vírgulas em lugares desnecessários ou acentos em palavras onde elas não existam. Esses fatores diminuem bastante na nota final da sua redação. A letra também precisa ser legível. Impossível se corrigir uma redação sem a entendê-la. Então faça o possível para que sua redação seja lida e compreendida. Outra coisa muito importante na escrita das frases, é não deixar dúvidas como; eu acho, talvez seja, quem sabe, etc. Sempre mostre e tenha certeza no que esta escrevendo.

Oitava regra

No final revise várias vezes sua redação. Veja se realmente as palavras fazem sentido a cada frase descrita. A conclusão do seu raciocínio sobre o tema precisará ter harmonia. Se perceber que há algo saindo da compreensão, conserte e refaça a frase. Antes de finalizar sua redação, analise e reveja todas essas regras. Nunca entregue-a sem a convicção que você fez uma boa descrição daquele tema. Boa sorte! E bons estudos!
Anúncios